quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

qual é o seu?

Para uns, Deus é aquele que vê tudo de cima, que está intocado e imóvel assentado no trono glorioso, como um telespectador assistindo ao BBB, que fica largado em seu sofá macio, ligado nos acontecimentos, nas fofocas, nas brigas e nas paixonites que surgem.
Deus é o "cara lá de cima", que gosta do agito que se vive debaixo das nuvens, que curte com todo mundo, mas que não ajuda em nada, que não se importa com ninguém. Ou seja: aquele que está lá no alto é uma cópia dos típicos "malandros", os quais surgem numerosamente a cada segundo, como vírus que se reproduzem em um piscar de olhos.
Para esses, Deus está tão longe e tão inacessível, que não vale a pena perder tempo para marcar um hora com Ele. Deus é só mais uma invenção, igual a todas as outras.
Para outros, Deus é o vácuo; o vazio: Deus não existe além das circunstâncias. Deus é um ser imaginário que o homem cria quando não encontra mais esperança naquilo que é fisicamente provável, ou naquilo que é humanamente crível.
Deus é somente um objeto, modelado da forma que mais apraz ao seu dono: Ele é a consequência de um estado de necessidade. Deus é o boneco de neve que derrete assim que chega o sol forte. Deus é o lenço de papel que é jogado fora, assim que se encontra uma solução para os problemas do momento; assim que as lágrimas cessam de cair dos olhos.
Deus é algo criável e descartável. Deus é "coisa" da cabeça de uns e outros; uma força de expressão.
Ainda há aqueles que falam que Deus é quem os protege, que Ele é o seu pastor e que, por isso, nada lhes faltará. Mas só falam da boca pra fora, porque não dão bom testemunho de quem é esse "tal Senhor", que carregam simbolicamente em suas bíblias fechadas, empoeiradas sobre suas escrivaninhas; esse "tal de Cristo" que carregam crucificado, pendurado em seus colares; esse tal de "Deus fiel" que colam na traseira dos carros.
Deus é só um amuleto. É a obrigação dos domingos quando não se pode 'curtir' o verão. Deus é aquela válvula de escape que se acessa nas horas difíceis, nos momentos em que se precisa Dele. Para esses, Deus só é Deus nas horas em que não há outra coisa mais importante para fazer, ou para buscar: Deus está em segundo plano.
Tem gente que acha que Deus é seu subordinado, aquele que tem que fazer tudo que lhe é ordenado, aquele que não diz nada, que não pede nada, e que ainda tem que fazer hora extra. Deus é, para essas pessoas, "O Deus da prosperidade", que tem a obrigação de conceder aquilo que é desejado, independentemente do que foi feito, ignorando os pecados, ignorando a falta de amor. Deus é aquele que só tem que dar, presentear, mimar, porque se não fizer isso, Ele não é digno de ser chamado Senhor.
Outros dizem que Deus é o tirano de suas almas, aquele que não vê o sofrimento, que apenas prova, que é só fogo consumidor. Deus é visto como aquele que crucifica e não como Aquele que foi crucificado... Deus é, por muitos, colocado como Pilatos, como aqueles que deram a liberdade a um assassino, por capricho, para terem o prazer de ver um show de horrores: a morte de um inocente... do salvador deste mundo.
Mas ainda existem aqueles que amam o Pai em espírito e em verdade, aqueles que não o veem como o Deus que não pode ser tocado, que não quer ser incomodado. Esses conseguem ver Deus como Ele realmente é: totalmente amável, totalmente digno... um Senhor humilde, que ama receber aquela mensagem: "Preciso falar com você! Me liga", que não se importa se já passa de 02:00 da madrugada, ou se Ele "gastará" seus créditos todos com você. Deus ama ser chamado por você, não importa quando, nem onde.
Ele ama contar parábolas para você dormir, quando o seu sono não vem. O coração Dele se enche quando você aprende a chamá-lo de Papai.
Deus se emociona com você, quando você declara como O ama, quando você aprende que é só Nele que pode encontrar a verdadeira paz.
Os que têm Deus como "um chegado", que O amam por quem Ele é, que não se negam a fazer aquilo que Ele diz, que não se desviam do seu caminho, que mesmo na dor ou na alegria permanecem em Cristo, estes são amigos de Deus, e assim como são conhecidos de Deus, Deus é conhecido deles.
Deus quer te dar livre acesso a Ele. Mais do que servo, quer que você seja um confidente.
Deus quer que você esteja mais perto Dele, que o receba para poder conhecê-lo... para poder dizer a você mesmo e ao mundo inteiro, aos céus e ao inferno quem Ele é para você, com todas as letras: SEU AMIGO!
Seu amigo Ele quer ser, basta que você queira e deixe. Faça isso agora, porque esse é o melhor amigo que você pode ter; o mais leal, o mais paciente, o mais próximo... o que mais te entende. Não deixe esse amigo de lado, chame-O para perto, bem perto de você: Guarde-O em seu coração... porque no Dele você já está.
Muito antes de nascer Ele já te conhecia. Agora que você nasceu, conheça-O também: seja AMIGO DE DEUS

Nenhum comentário:

Postar um comentário